Naturopatia: Faculdade com graduação e pós-graduação

Naturopatia é um sistema de cuidados com a saúde, onde se faz o uso de terapias naturais com o mínimo de toxicidade. Os médicos naturopatas empenham-se para encontrar as causas da doença, pela compreensão do corpo, mente e espírito ou seja, abordam a pessoa como um todo, com a participação ativa do paciente. 

A naturopatia, trabalha o equilíbrio da saúde fisiológica, física, mental e emocional do paciente, incentivando o processo de auto cura do organismo.

Os tratamentos que envolvem as terapias naturais, abrangem o aconselhamento nutricional, a suplementação fitoterápica (plantas) e ortomolecular (vitaminas e sais minerais), de acordo com a patologia específica.

Outra vertente da medicina naturopática, que beneficia o organismo, refere-se ao aconselhamento na área da prevenção para a saúde, o aconselhamento de novos hábitos de vida, optando: uma dieta equilibrada, um estilo de vida moderado, uma atitude positiva, a prática regular de exercício físico, tempo para atividades recreativas e de lazer (de preferência ao ar livre). Com consequente diminuição dos níveis de stress e ansiedade.
O corpo reage devido aos seus próprios mecanismos de defesa e de reequilíbrio, desencadeando um processo que conduz à cura 100% natural.
As terapêuticas podem ser utilizadas em inúmeras perturbações, tanto crônicas como agudas, abrangendo patologias diversas, como: 

anemia, artrite, diabetes, alergias, bronquite, candidíase, enxaquecas, sinusite, constipações, tensão pré-menstrual, menopausa, osteoporose, obesidade, problemas de pele, afecções digestivas, obstipação, cistite, irritações do cólon, má circulação, recuperações pós-operatórias, stress e ansiedade, entre outras.

Em pacientes oncológicos, existem milhares de estudos científicos que provam que a medicina natural, integrada com a medicina convencional, é a condição para que diminua o tempo de hospitalização, ao melhorar a capacidade de recuperação do organismo. 

O profissional naturopeuta, trata a pessoa e não a doença, e para tratar a pessoa, utiliza técnicas e ferramentas naturais para promover a saúde física e mental e espiritual do paciente.
Faculdade com curso de graduação e pós-graduação de naturopatia

Extensão acadêmica ou pós-graduação

INNAP
Curso de graduação: Naturopatia
Duração: 24 meses
Título: Naturopata

A naturopatia não é uma alternativa à medicina tradicional, mas é usada pelas pessoas como uma terapia adicional ou alternativa para algumas condições médicas não graves. Não é adequado para emergências médicas ou condições graves. Sempre consulte um médico.