Diploma digital: Entenda a sua importância

A elaboração do diploma digital pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), tem por objetivo fazer a migração da emissão de diplomas por papeis para os meios eletrônicos digitais. Com o diploma digital as faculdades e universidades, irão dar um salto a modernidade, praticidade, baixo custo, sustentabilidade, segurança e transparência nos processos de emissão de diplomas.

Diploma digital: Entenda a sua importância

Diploma digital MEC

A importância do diploma digital emitido pelo MEC

  • O diploma confeccionado por meio físico, leva em torno de 90 dias para chegar às mãos dos formados, se for emitido por via digital, levará no máximo 15 dias. 
  • As assinaturas serão digitais e ficarão armazenadas em um banco de dados do governo. O novo formato permitirá o acesso online e ilimitado ao diploma, seja pelo celular ou pelo computador.
  • A validação das informações é feita por meio de um código alfanumérico e um QR code, ambos localizados no canto inferior direito.
  • Facilitar a vida dos alunos e das instituições de ensino superior, públicas e privadas de em todo território nacional com a desburocratizar do sistema antigo de emissão de diplomas.
  • Evitar fraudes: Com a emissão do diploma digital, ficará difícil de estelionatários falsificarem diplomas, evitando assim o seu comércio.
  • Reduzir custos de impressão e reimpressão.
  • Respeito ao meio ambiente com a redução drástica com uso de papel e tinta para emissão de diplomas e certificados.
Segundo o MEC, somente as faculdades federais, irão economizar aproximadamente cerca de R$47.000.000 (quarenta e sete milhões de reais) imitindo o diploma no formato digital.

ANHANGUERA
CRUZEIRO DO SUL
DOM ALBERTO
CLARETIANO
ESTÁCIO
ESPM
FARGS
FMU
FAEL
FAPA
FURGS
FADERGS
FTEC
EAD LAUREATE
MONTEIRO LOBATO
FACULDADE MARIO QUINTANA - FAMAQUI
IPA
IERGS
IFRS
SEBRAE
SENAI
SENAC
PUC
QI
UNIASSELVI / IERGS
UNOPAR
UNIRITTER
UNINTER
UNICID
UNIFRAN
UNIFIN - FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
UNICSUL
UERGS
ULBRA
UFSCAR
UNINOVE
UFRGS
UNISINOS
UNISUL
UNIP
UNICESUMAR

Perguntas e respostas: 

O diploma digital será cobrado?
Segundo o MEC, não haverá cobrança na emissão do diploma digital, a não ser que o estudante solicite a impressão, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especiais.

Com o modelo digital, o diploma de papel terá validade? 
Os diplomas de papel já emitidos, continuam a ter validade. Os já diplomas emitidos e registrados no modo digital, poderão ser adquiridos somente por meio eletrônico.

Quando poderei pegar o meu diploma digital?
A partir de 10 de dezembro de 2019, as IES já poderão emitir ou registrar os diplomas de graduação em formato digital. A partir do dia 1º janeiro de 2022, todo o diploma de graduação será digital.

Já tenho um diploma de papel, posso ter um diploma digital?
Sim, quem já tem diploma, também poderá ter seu diploma digital, através do site do
Instituto de Ensino Superior (IES).

Diploma digital terá o mesmo valor legal de um diploma de papel?
Sim. O diploma digital terá todas as garantia e validade igual ao documento de papel. A semelhança é igual a CNH - carteira de habilitação.

Regulamentação:
Regulamentação da emissão e o registro de diploma digital para as graduações.

PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019
conheça a portaria no link abaixo, site do governo federal: